Transportadora em SantosHistória do Porto de Santos e o Transporte de Containers

29 de julho de 2019

Inaugurado em 1892, o Porto de Santos é um dos locais mais históricos de todo o território brasileiro. Mais da metade do PIB (Produto Interno Bruto) do país está passa por ele, o que torna a cidade uma região de imensa influência econômica. Dentre as principais regiões importadoras e exportadoras que utilizam o porto, destacam-se São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A CDS (Companhia Docas de Santos), criada por Eduardo Guinle e Cândido Gaffrée, foi responsável por destinar à navegação mundial os primeiros metros de cais, cabendo ao “Nasmith”, vapor de bandeira inglesa, a honra de ser a primeira embarcação a atracar no Porto de Santos.

Porto de Santos - Foto Antiga
Porto de Santos – Fotografias antigas – Fonte: Fundação Arquivo e Memória de Santos (http://www.fundasantos.org.br)

A Importância do Café no Crescimento do Porto

O Café, originário de Campinas, Ribeirão Preto, Uberaba, Goiânia e outras regiões, foi um dos produtos mais exportados pelo porto, fomentando sua expansão e o consolidando como uma referência em solo nacional.

De lá para cá, o processo de crescimento não parou mais. Atravessando todos os ciclos e eventuais barreiras, a região hoje é fundamental para o desenvolvimento econômico do Brasil, através do escoamento de commodities na exportação (milho, trigo, café e laranja), e de produtos industrializados na importação (auto-peças, máquinas e eletroeletrônicos).

Com o crescimento das atividades de comércio exterior, surgiram diversas transportadoras em Santos, dedicadas, principalmente, ao transporte de containers, ligando o interior do Brasil e o mundo.

O crescimento das transportadoras de Santos e o amplo movimento de containers

O transporte de containers em Santos é uma das atividades de maior impacto na região. A publicação britânica Container Management, em estudo publicado em 2007, informou que o porto de Santos ocupa o 39º lugar no mundo no quesito de movimentação de containers, e o 1º lugar na América Latina.

O acesso ao porto é realizado pelas rodovias Imigrantes e Anchieta, ou pelas ferrovias Ferroban e MRS, tornando possível o escoamento de mais de ¼ da balança comercial brasileira.

Ocupando uma área de quase 8.000.000 m², o Porto de Santos movimenta anualmente por volta de 10.000.000 toneladas, além de um volume anual de quase três milhões de TEUs (Twenty Foot Equivalent Unity) e um lucro líquido de cerca 200 milhões de reais, marca registrada em 2012, e que comprova a importância do mesmo para o setor econômico brasileiro e os agentes envolvidos (despachantes, terminais e transportadoras de Santos).

Para nós, da Transportadora Bravo, é um orgulho fazer parte desse mercado, trabalhando com seriedade, ética e responsabilidade. Acordamos cedo todos os dias com a consciência da importância do nosso trabalho, e com vontade de fazer melhor a cada dia.

 

Transportadora Bravo: porque a logística não pára!

Nota: artigo redigido em conjunto com a RodoQuick Transportes, transportadora de Santos que é nossa parceira nos transportes de cargas DTA.

Se voce gostou, não deixe de ler o artigo que escrevemos sobre a história do Porto de Itajaí!

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Especializada no transporte de containers, a Transportadora Bravo transporta cargas entre o porto de Santos e a planta/armazém de importadores e exportadores em todo o Brasil
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