Transportadora em SantosAgendamento de Containers de Importação em Terminais

27 de novembro de 2018

O transporte de containers não é uma tarefa simples. Por isso, é fundamental, para cada etapa do processo, contratar bons parceiros: transportadora, terminal e armador.

Devido ao elevado transit time do transporte marítimo e à falta de planejamento de algumas empresas, muitas vezes, quando a carga é liberada, o importador já está com período de armazenagem vencendo, quebra de estoque e extrema urgência no recebimento da mercadoria. Sendo assim, a agilidade da transportadora que ira retirar o container, a simplificação dos procedimentos documentais e a disponibilidade de janelas dos terminais são essenciais para que custos adicionais sejam evitados.

Sendo assim, para ajudar importadores e despachantes na escolha do terminal para liberação de containers de importação, selecionamos os principais terminais de Santos e descrevemos os procedimentos e características de cada um deles.

Esperamos ajudá-los a tomar sua decisão, de forma a otimizar os custos e os tramites logísticos das suas operações.

Santos Brasil

Pioneiro no uso de grandes tecnologias, oferece janelas 24 horas, sendo possível já conseguir uma grade para carregamento cerca de 2 horas depois de tudo liberado.

Procedimentos: a transportadora deve efetuar o upload documental no site do terminal e, se nao houver nenhuma pendência, o processo é liberado para registro e posterior agendamento. Como o registro é online, o motorista necessita se apresentar no terminal apenas com a xerox dos documentos (NF, D.I, ICMS E GARE, BL).

Brasil Terminais Portuários (BTP)

Terminal que também oferece grande flexibilidade de janelas, sendo possível agendar em poucas horas após tudo liberado. Oferece janelas 24 horas.

Procedimentos: similar ao da Santos Brasil.

DP World (antiga Embraport)

Completando o grupo dos considerados 3 melhores terminais do porto de Santos, a DP World, antiga Embraport, segue a mesma linha dos terminais Santos Brasil e BTP, com grande flexibilidade de janelas e contando com tecnologias consideradas de primeiro mundo. Oferece janelas 24 horas.

Procedimentos: similar aos da Santos Brasil e BTP.

Marimex / Ecoporto / Bandeirantes

Esses terminais somente disponibilizam janela para carregamento 24 horas depois do desembaraço da carga, ou seja, somente para o dia posterior à liberação do processo. Além dessa dificuldade, as grades disponíveis dependem muito do fluxo de carregamento do dia: algumas vezes se consegue janela na madrugada, sendo possível amanhecer no cliente; outras, somente para o período da tarde ou noite, atrasando a entrega no cliente.

Apesar de estarem localizados no maior porto da América Latina, onde os prestadores de serviço deveriam ser referência no mercado, o horário máximo para agendamento é até as 19 horas. Após este horário, a transportadora só conseguirá janela para dois dias depois. Por exemplo: após as 19 horas de terça feira, o sistema desses terminais somente disponibiliza janelas a partir da meia noite de quinta feira, o que prejudica muito a logística do cliente. Por outro lado, essa lentidão do processo é conveniente para os terminais, pois aumenta a receita (e, consequentemente, os custos dos importadores) com novos períodos de armazenagem.

Procedimentos:

Marimex: o upload documental é efetuado pelo próprio despachante, e a transportadora já recebe os documentos liberados para agendamento. O motorista deverá se apresentar no terminal com os documentos assinados e com o BL Original. Possui janelas de segunda às 6 horas até sábado de manhã. Sábado à tarde e domingo não há disponibilidade de janelas.

Bandeirantes: após tudo liberado por parte do despachante, o mesmo vincula a transportadora que fará o transporte, que já consegue visualizar o processo em seu sistema para realizar o agendamento. O caminhão deverá se apresentar no terminal com os documentos assinados e com o BL Original. Possui janelas 24 hrs de segunda a sexta feira, e sábado até o período da tarde. Algumas vezes, são disponibilizadas janelas para domingo de manhã.

Ecoporto: após tudo liberado por parte do despachante, o mesmo vincula a transportadora responsável pelo carregamento, que já consegue visualizar o processo em seu sistema para realizar o agendamento. Nesse terminal, é necessário que a transportadora faça o upload documental. O motorista deverá se apresentar no terminal com os documentos assinados e com o BL Original, além de precisar ter uma cópia legível de seus documentos pessoais (CHN e documentos do veículo). Possui janelas 24 horas de segunda a sexta feira, e sábado até o período da tarde. Algumas vezes, são disponibilizadas janelas para domingo de manhã.

Conclusão

Vale ressaltar que, frequentemente, ocorrem mudanças nos procedimentos dos terminais. Portanto, os procedimentos acima podem mudar repentinamente, seja por redução de custos dos terminais, seja para realizar melhorias de processos.

Por último, é importante cultivar uma boa relação comercial, pois empresas com bons contatos nos terminais conseguem agilizar processos e antecipar seus carregamentos.

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